quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unico saola do Laos morreu


O único exemplar de saola encontrado e fotografado numa província do Laos morreu esta semana, sem que os especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) o tenha conseguido observar em vida, noticia o jornal brasileiro G1. O saola (Pseudoryx nghetinhensis), também conhecido por boi-de-Vu-Quang, é um bovino originário do Vietname e do Laos que não era visto há mais de 10 anos, sendo considerado um dos animais mais raros do mundo.

Este macho foi encontrado na província de Bolikhamxay, no Laos, e mantido em cativeiro por moradores. O governo local referiu que a perda deste exemplar foi “um azar”, mas o facto de ter sido encontrado leva a pensar que outros exemplares vivem na zona, pelo que os esforços para localizar mais saolas serão reforçados.

Os técnicos do IUCN vão recolher o cadáver do animal e estudá-lo, de forma perceber de que forma poderão os saolas ser mantidos em cativeiro. Todos os saolas que foram levados para parques zoológicos, numa tentativa de os proteger, morreram sem qualquer explicação lógica. Os saolas são muitas vezes associados aos unicórnios, apesar de terem dois chifres...

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário