quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tubarões-Martelo vistos ao largo de Sagres


Vários exemplares de tubarões-martelo (Sphyma spp) têm sido avistados ao largo de Sagres, no Algarve, mas as autoridades dizem não haver motivo para alarme, uma vez que não há registo de ataques a humanos por parte desta espécie. Os tubarões têm sido avistados em grupo, a cerca de duas milhas da costa (aproximadamente quatro quilómetros), e aparentam ter entre 1,5 a 2 metros de comprimento, disse à agência Lusa o comandante do porto de Portimão e Lagos.

Elementos da Autoridade Marítima e biólogos da Universidade do Algarve navegaram hoje à tarde ao largo de Sagres e confirmaram tratar-se de tubarões-martelo, depois de vários relatos de pescadores e de skippers de embarcações turísticas. Segundo Cruz Martins, não existe "motivo para alarme", embora os banhistas devam tomar as precauções normais para evitar a proximidade com estes animais.

O aparecimento desta espécie - aparentemente inofensiva e que se alimenta de peixe, cefalópodes, raias e outros tubarões - naquela zona é normal, disse o mesmo responsável, sublinhando que o anormal é serem tantos e andarem tão perto da costa. Uma das possíveis causas para o fenómeno são as elevadas temperaturas que a água do mar tem atingido este verão no Algarve, rondando os 25 graus.

Estes tubarões podem chegar a atingir os seis metros, sendo que o comprimento médio das crias quando nascem é quase de um metro. Os tubarões-martelo são gregários, ou seja, deslocam-se cardume, que podem atingir os 100 indivíduos.Estes animais são supostamente mais activos ao início da manhã e ao final da tarde. Os martelos são os tubarões mais ameaçados do planeta.
Fonte: JN
Obg por ler!!

Sem comentários:

Enviar um comentário