quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Síndrome do Nariz Branco está a destruir colónias de morcegos nos EUA

Olá!! vou falar sobre a Sindrome do Nariz Branco, uma doença k está a destruir milhares de morcegos nos Estados Unidos.


Uma doença, conhecida como síndrome do nariz branco, matou já cerca de um milhão de morcegos castanhos (Myotis lucifugus) na América do Norte, dizem os cientistas. De acordo com um artigo recentemente publicado na revista Science, esta mortandade pode causar a extinção desta espécie no nordeste dos Estados Unidos no prazo de 16 anos.


O fungo Geomyces destructans propaga-se em ambientes escuros e húmidos, sendo que a doença ataca os narizes, as asas e as orelhas dos morcegos. A infecção não deixa os morcegos descansarem, fazendo com que fiquem agitados e não consigam acumular a gordura necessária durante o período de hibernação. Uma vez infectada uma colónia, segundo os cientistas, 73% dos animais morrem.


“Numa das cavernas onde fomos, não conseguimos entrar porque o chão estava repleto de morcegos mortos”, contou Thomas Kunz, da Universidade de Boston à BBC News. Kunz explica que a doença foi descoberta em 2006, na caverna aberta aos turistas no estado de Nova Iorque. Razão pela qual suspeitam que os fungos possam ter sido transportado pelos humanos.

Até agora, a doença foi já identificada na Pensilvânia, Nova Inglaterra e no estado de Nova Iorque, mas está a propagar-se de forma bastante rápida para outras regiões. A equipa de investigação está a tentar localizar colónias de morcegos que tenham uma forte resistência genética à doença, de modo a poderem recuperar as colónias em perigo, mas este é um trabalho que está muito no início.

Sem comentários:

Enviar um comentário