sábado, 21 de agosto de 2010

Big Five


Os Big Five, são os 5 mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem.

Essa expressão ainda é usada nos safáris de observação, pelos guias locais, quando se referem aos animais selvagens da região da savana.

Dos Big Five fazem parte:

- O Leão;
- O Elefante-africano;
- O Búfalo-africano;
- O Leopardo;
- O Rinoceronte.

Os Big Five não foram escolhidos pelo tamanho, mas sim pela dificuldade de serem caçados. E é por esta razão que o hipópotamo não está na lista e o leopardo está.
Os Big Five estão entre os mamíferos selvagens mais perigosos:

- O leão (Panthera leo) é um grande carnívoro felino da África e nordeste da Índia, possuindo pêlo curto e o leão macho possui uma juba característica ao redor do pescoço e ombros.
- O elefante africano é um grande herbívoro que tem pele grossa e quase sem pêlos, uma tromba longa e flexível, corpo característico com o tronco forte e pesado, dois incisivos superiores longos e curvos de marfim, orelhas grandes de abano. Existem duas espécies distintas de elefantes: elefante africano da floresta (Loxodonta cyclotis) e o elefante africano da savana (Loxodonta africana).

-O búfalo-africano ou búfalo-do-cabo (Syncerus caffer) é um grande bovino ruminante. É considerado o mais perigoso dos Big Five pelos relatos de ataques e mortes de caçadores.

- O leopardo (Panthera pardus) é um carnívoro felino que possui tipicamente pelo dourado-alaranjado marcado por rosetas pretas. O leopardo é talvez o animal mais difícil de ser caçado, pelo seu comportamento e hábitos de alimentação nocturnos.

- O rinoceronte (Diceros bicornis) é um grande mamífero herbívoro de pele grossa e
encouraçada, podendo possuir 1 ou 2 chifres na frente da cabeça.
Obg por ler!!

Sem comentários:

Enviar um comentário