quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Luke Gamble

Vou falar sobre o Luke Gamble, um veterinário de 33 anos, britânico, que viaja pelo mundo a ajudar os animais.

Luke Gamble podia ser um veterinário normal que os únicos riscos que corria eram ser mordido por um cão ou arranhado por um gato, mas não. Segundo o jornal The Sun, Luke, corre o mundo a prestar cuidados médicos gratuitos às mais diversas espécies de animais.

Luke Gamble decidiu mudar de vida quando conheceu a Worldwide Veterinary Service (em português, qualquer coisa como Serviço Veterinário Mundial), que presta aconselhamento a várias organizações não governamentais (ONG) que trabalham na área do bem-estar animal e presta serviços médicos gratuitos, incluindo o fornecimento de medicamentos.
Só no ano passado, Luke conseguiu organizar 22 equipas de voluntários de 220 ONG, para uma campanha de angariação de medicamentos.

Luke já correu perigo de vida como aconteceu no Uganda, onde se encontrava a ajudar na reabilitação de bebés rinocerontes. “Quando dei por mim, tinha um helicóptero a sobrevoar a zona, o que assustou dois rinocerontes adultos, que começaram a perseguir-me. Felizmente, lembrei-me que os rinocerontes têm uma péssima visão. Por isso, escondi-me atrás de uns arbustos e eles passaram por mim, sem me verem”, recordou.

O maior desafio que enfrentou até hoje foi o de implantar próteses em dois elefantes, um adulto e um filhote, que tinha perdido uma das patas, devido à explosão de minas terrestres. Um trabalho que requeriu, “muita cautela”.

O doente mais incomum que Luke Gamble consultou até hoje foi uma preguiça órfã, na Costa Rica. “Normalmente, a mãe ensina a cria a fazer as necessidades, por meio de mímica, mas quando a cria é órfã, não tem como aprender isso. Tive que imitar a mímica das preguiças para a cria aprender”, contou ao jornal.


Ainda há quem faça coisas boas pelo mundo... Obg por lerem!

Sem comentários:

Enviar um comentário