terça-feira, 31 de agosto de 2010

Elefante: "Património Nacional" da Índia


O Governo indiano vai declarar o elefante “pratimónio nacional” e reforçar a protecção desta espécie, considerada sagrada para os hindus, divulgou hoje o ministro do Ambiente, Jairam Ramesh, citado pela agência de notícias indiana IANS. Os elefantes “fazem parte do nosso património há vários séculos (…) e temos que dar [à espécie] uma importância igual à do tigre”, justificou o governante.

Os especialistas aconselham a criação de uma Autoridade Nacional de Conservação do Elefante (à semelhança do que acontece já para o tigre), cuja principal missão será a gestão e o aumento de fundos a investir no bem-estar e conservação da espécie.

Entre outras medidas, é sugerido um maior controlo da caça furtiva e a proibição de actividades junto aos corredores que os elefantes utilizam para viajar entre as diversas áreas florestais. Mahesh Rangarajan, um dos consultores, ouvido pela AFP, referiu que até agora o elefante não tinha sido alvo dos mesmos cuidados que os tigres e outros animais, porque a taxa de declínio da população não é tão acentuada. Estima-se que na Índia vivam cerca de 60% dos elefantes do continente asiático – cerca de 25 mil -, dos quais 3500 vivem em cativeiro, segundo a INSA. O número de elefantes continua praticamente o mesmo desde a última década, embora o seu habitat natural tenha vindo a diminuir.

Em 1992, as autoridades indianas criaram o Projecto Elefante, um programa que atribuía ajuda técnica e financeira aos estados indianos habitados por estes mamíferos. O programa tinha como principal objectivo proteger o habitat desta espécie e as respectivas rotas migratórias. Algumas centenas de pessoas foram vítimas de ataques por parte de elefantes nos últimos anos, em parte, devido à crescente presença humana em áreas normalmente habitadas por estes animais de grande porte.
Fonte: JN

Obg por ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário