terça-feira, 31 de agosto de 2010

Macaco-Aranha-de-Cara-Preta


Olá!! Vou falar sobre o Macaco-Aranha-de-Cara-Preta, um primata lindo...

Macaco-Aranha-De-Cara-Preta (Ateles chamek)

O macaco-aranha-de-cara-preta deve o seu nome ao facto de possuir membros finos e longos, possuindo igualmente uma cauda preênsil sem pêlos na zona inferior, que funciona como um quinto membro, utilizando-a para se equilibrar e agarrar os ramos da canópia enquanto se desloca e muitas vezes também para segurar os alimentos. Na zona inferior da extremidade da cauda, a pele possui um padrão distinto de linhas, que funcionam como uma impressão digital e é funcionalmente importante pois ajuda a cauda a aderir às superfícies, muito como os dedos de uma mão.
Apresenta um pêlo preto longo e brilhante, que cobre todo o seu corpo, excepto a sua face, que é igualmente de cor preta, tal como o seu nome indica.

o animais diurnos e arbóreos. Os grupos são normalmente compostos por 15 fêmeas adultas, 5 machos adultos e vários subadultos e juvenis, sendo a fêmea dominante a que lidera o grupo na procura de alimentos.

Os membros anteriores são utilizados em movimentos braquiais que alternam com a suspensão pela cauda enquanto se movimentam nas florestas. No solo, as suas deslocações são efectuadas de forma quadrúpede.

Estes primatas têm formas de comunicação muito expressivas e complexas, manifestando-se com expressões faciais e movimentos corporais exuberantes em situações de agressividade, de brincadeira ou dominância. Uma das vocalizações mais comuns do macaco-aranha-de-cara-preta é a dos machos adultos, quando comunicam com subgrupos vizinhos e grupos sociais maiores.


Esta espécie tem normalmente apenas uma cria após uma gestação de 7,5 meses e o parto seguinte apenas ocorre passados 2 a 5 anos. O desmame dos juvenis ocorre passados 12 a 15 meses, embora só atinjam a sua independência com 17 meses de idade.

Alimentação:
É uma espécie essencialmente frugívora, explorando a zona da canópia das árvores. Apesar da sua dependência de frutos, que são a base principal da sua dieta, o macaco-aranha-de-cara-preta suplementa-a durante períodos de escassez com outros alimentos tais como flores, folhas, raízes, bolbos, mel, insectos e até mesmo ovos de aves.

Peso:
-Fêmeas: 6 a 8 kg
-Machos: 7,5 a 9 kg

Comprimento:
-Corpo: 35 a 66 cm
-Cauda: 59-84cm
Altura pelos ombros:
-Fêmeas: 49 a 62 cm
-Machos: 51,5 s 58 cm

Habitat:
Vive nas florestas húmidas e florestas tropicais. Prefere habitar nos níveis mais elevados da canópia das árvores.

Distribuição geográfica:
Esta espécie habita na América do sul. É encontrada no Peru, Brasil, Guiana Francesa, Guiana e Suriname.
Obg por ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário