domingo, 15 de agosto de 2010

Foi descoberta uma nova espécie de macaco na Colômbia

Um grupo de investigadores descobriu no Amazonas, no sul da Colômbia, uma nova espécie de macaco do tamanho de um gato doméstico, segundo o diário espanhol El Mundo. O animal petence à família dos macacos titis (Callicebus), dos quais se conhecem cerca de 20 espécies. Esta nova espécie tem pelagem cinzenta e castanha e uma cauda comprida, de acordo com a organização Conservação Internacional.

Os cientistas alertaram para o perigo de extinção em que esta espécie se encontra, devido à desflorestação do seu habitat natural. Estima-se que existam apenas uns 250 exemplares dos recentemente descobertos macacos titi caquetá (Callicebus caquetensis).

A diferença em relação a outras espécies de macacos, é que os titis são monogâmicos: o casal permanece junto toda a vida. Não é raro vê-los com as caudas entrelaçadas em cima do ramo de uma árvore. As fêmeas têm apenas uma cria por ano.

Durante muitos anos foi impossível viajar para a zona onde agora foram descobertos estes animais, devido à presença de grupos rebeldes na selva. Apenas há três anos os investigadores puderam alcançar a região com um estudante local, Javier García. Ali, encontraram 13 grupos de macacos titi caquetá. Todas as manhãs, eles marcam o território com um grito forte e complexo.

“Esta descoberta é muito importante, porque já tinhamos ouvido este animal, mas demorámos algum tempo até poder confirmar se se tratava de uma nova espécie”, explica Thomas Defler, um dos coordenadores da expedição.

Os investigadores, liderados por Defler y Marta Bueno, da Universidade Nacional de Colômbia, chamaram à nova espécie Callicebus caquetensis, já que Callicebus é o nome científico para o macaco titi e Caquetá é o noma da região colombiana em que foi encontrado. O animal foi apresentado na revista Conservação Primata.

Sem comentários:

Enviar um comentário