segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TOURADAS



Em vários países as touradas são uma tradição, como em Portugal ou Espanha. Mas será que as pessoas pensam no quanto isso faz sofrer os animais? Tanto o touro como o cavalo sofrem bastante com isso.




O Touro
O touro é retirado da vida na natureza em companhia da manada e é logo privado da liberdade do campo, e é metido violentamente e apertado em gaiolas minúsculas, transportado em pânico, claustrofobia, em fúria e luta até à praça. Por vezes é sujeito, sem anestesia, ao corte da ponta dos chifres em zona viva, enervada e dolorosa, para que o impeça de marrar com violência.

Às vezes é-lhe aplicada pomada ou pó nos olhos, para provocar irritação nesses órgãos e lhe diminuir concentração e visão. Muitas vezes é agredido antes da tourada com choques eléctricos, para o fazer ir para a arena e parecer ser perigoso, mas, na realidade, está com medo e dor. A seguir, na tourada, é provocado, enfurecido, ferido por farpas, magoado, cansado até o esgotamento e, em Barrancos de Portugal, até é morto por estocada (ou várias estocadas até acertar);

Finalizada a tourada é levado para o matadouro, estafado e com feridas dolorosas a infectarem-se e a fazê-lo adoecer, até ao abate, esperemos que rápido, o liberte de tanto sofrimento. Se for na Ilha Terceira nos Açores, o touro poderá ser «recuperado» para vir a ser usado mais tarde em corridas à corda, forte tradição naquela ilha.


O Cavalo
Um cavalo de tourada tem que enfrentar stress e risco de ferimento ou de morte. O cavalo é um animal que, ao se sentir ameaçado, procura instintivamente a sua segurança e sobrevivência na fuga ou a pôr-se a uma distância que considere suficientemente segura para escapar do perigo. Ele consegue realizar a fuga com relativa velocidade e aguenta-a com bastante resistência por distâncias consideráveis. Quando a causa ameaçadora ou algo estranho se encontra próximo e, também, quando outros motivos intervêm (lutas a disputar éguas, da égua em defesa das crias, de uns e outros por ciúme, em disputa da ração, etc.) poderá utilizar o coice das patas traseiras ou, ainda, a sapatada com o membro anterior e a dentada. Mas não é aventureiro a ponto de se dispor por livre vontade a enfrentar um touro de perto, mesmo tendo alguma coragem. Pode, quando muito, se for jovem, se estiver eufórico e cheio de energia, dar umas corridas de provocação, fazer umas fintas, empinar-se e escoicear, mas sempre a uma distância relativamente segura.


O cavalo tem que ser forçado pelo cavaleiro, com maior ou menor violência, por acção de esporas e outras, a aproximar-se do touro, contra o seu medo natural. E mesmo sendo cuidadosamente treinado ele vai estar sempre sujeito a um forte stress emocional. A situação de confronto com o touro, além de envolver um risco real de ferimento e dor e até de morte, nunca vai dar prazer ao cavalo. Numa tourada, o cavalo é um sacrificado e arrisca muito. Se houver verdadeira amizade e respeito do cavaleiro para com o seu cavalo, ela é certamente estranha e muito egoísta, pois não se obriga um amigo a suportar tanto stress e a correr tamanho risco.



Acho que as pessoas não têm o direito de fazer sofrer um animal ou qualquer outro ser. Seja como for, na minha opinião, as touradas deveriam de ser proibidas. Os animais sofrem muito neste género de «espectáculos» (espectáculos, só para alguns).






1 comentário:

  1. deveria ser proibida sim!será que as pessoas que fazem isso gostariam que fizesem isso com ela!eu axo que não!os animais são seres vivos tbm!
    axo isso mto errado!

    ResponderEliminar