segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tubarão Branco


Olá!! Vou falar de um animal marinho lindo: o tubarão branco!!

O tubarão branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.
Os tubarões brancos comem peixes em geral. Comem leões-marinhos e focas, porque por possuírem muita gordura no corpo são um dos seus "pratos" preferidos, pois quando comem bastante gordura, podem ficar por bastante tempo sem ter que se alimentar de novo. O grande tubarão branco também pode comer outros tubarões mais fracos ou mais velhos. Eles comem também pequenas baleias, tartarugas marinhas, e animais mortos a boiar na água. Encontram-se no topo da pirâmide alimentar, apenas sendo confrontados por orcas e infelizmente, pelos humanos. Normalmente são os tubarões mais novos a morder os humanos (uma vez que os mais velhos sabem identificar melhor o que é a comida deles), mas depois cospem-nos, uma vez que não nos acham muito “saborosos” para eles. Se necessário são capazes de dar grandes saltos para capturar as suas presas. Possuem cerca de 3000 dentes de forma triangular e muito afiados organizados em diversas filas, que se substituem constantemente.

Os tubarões brancos são os que têm maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do seu corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. O habitat do tubarão branco está a azul na imagem.
São ovíparos e geram de 2 a 14 filhotes completamente formados que podem chegar a 1,5 metros de comprimento. Os ovos chocam com a fêmea. As crias têm que saber defender-se sozinhos mesmo antes de nascer, logo após o nascimento, pois nadam para longe da mãe.
O tubarão branco é lindo, poderoso, admirável, mas ainda sofre risco de extinção por causa das caças assassinas por todos os oceanos onde habita. África do Sul e Austrália foram os primeiros países a fazer programas de protecção para este fantástico predador, que está infelizmente em perigo.


Obrigada por lerem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário