segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Lobo-Ibérico


Olá!! Vou falar sobre o Lobo-Ibérico, uma espécie em vias de extinção que habita na Península Ibérica.


O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que habita em Portugal e Espanha. Antes, era muito abundante, mas agora deve de haver cerca de 2000 lobos, e 300 deles vivem no norte de Portugal.

Os lobos-ibéricos machos medem entre 130 a 180 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem de 130 a 160 cm. Os machos adultos pesam geralmente entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 20 a 35 kg.
O período de gestação é de cerca de 2 meses e nascem entre 3 a 8 crias que são cegas e indefesas. As crias e a mãe permanecem numa área de criação e são alimentadas com comida trazida pelo resto da alcateia.

As suas principais presas são os javalis, os corsos e os veados e as presas domésticas mais comuns são as ovelhas, as cabras, as galinhas, cavalos e vacas. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra, isto é, sempre que pode é necrófago.

O lobo-ibérico vive em alcateia de forte organização hierárquica. O número de animais numa alcateia varia entre os 3 a 10 indivíduos e está composta por um casal reprodutor (casal alfa), um ou mais indivíduos adultos ou subadultos e as crias do ano. A alcateia caça e defende o território em grupo.



Obrigada por lerem!!

Sem comentários:

Enviar um comentário