terça-feira, 27 de julho de 2010

Foca-Monge-do-Mediterrâneo

Olá!! Hoje vou falar de mais um animal que está em vias de extinção em Portugal: a Foca-Monge-do-Mediterrâneo.


Foca-Monge-do-Mediterrâneo (Monachus monachus)

A foca-monge-do-mediterrâneo é provavelmente o membro da família das focas mais ameaçado de extinção. Antes era espalhada pelo Mediterrâneo e águas adjacentes, hoje estima-se que haja cerca de 400 indivíduos restantes desse mamífero marinho. Estes animais podem viver por 20 ou 30 anos em estado selvagem.

O habitat das focas-monge-do-mediterrâneo está a azul nesta imagem.

Alimenta-se de animais que captura na água, como polvos e peixes, entre os quais se encontram o mero (Epinephelus marginatus) e o congro (Conger conger). Ainda assim, além de predadores, são também presas de outros predadores maiores como a orca (Orcinus orca) e os tubarões. Porém, dado que estes animais não costumam aproximar-se das zonas costeiras, constituem ameaças muito raras.

Trata-se de um animal muito curioso, que facilmente se aproxima do ser humano, especialmente quando jovem.

A gestação dura de 8 a 11 meses e daí nasce uma cria indefesa com pêlo preto.

Pelo menos desde 1982 que existe um cuidado especial em preservar a foca-monge das Desertas. Esse cuidado tem vindo a ser prestado pelo Parque Natural da Madeira. Em 1988, a protecção legislativa das Ilhas Desertas veio reforçar esse esforço de preservação, tendo sido criado em 1995 a Reserva Natural das Ilhas Desertas. A protecção das focas é levada a cabo por vigilantes da natureza que patrulham as ilhas de bote. Hoje em dia, a principal ameaça sobre estes mamíferos pode ser uma catástrofe inesperada, tal como um derrame de crude. Isso, por si só, seria suficiente para dizimar a colónia.
Obg por lerem!!

Sem comentários:

Enviar um comentário