sexta-feira, 16 de julho de 2010

Animais em Circos

Tem-se falado muito sobre os animais nos circos serem mal tratados. Em alguns é verdade. Noutros não. Os donos dos circos, dizem que os seus animais são bem tratados, são bem alimentados, reproduzem-se e são felizes. Mas, o que vemos nestas imagens horríveis, é bem diferente!



Os elefantes são mantidos em jaulas muito pequenas, acorrentados pelas patas, sem comida... se se recussam a trabalhar, são espancados com chicoteadas e ferros. Por serem animais incriveis e dóceis, sujeitam-se a toda a espécie de castigos, e, raramente, reagem em tom ameaçador.

Os chimpanzés têm as suas presas arrancadas, recebem pouca alimentação para que não cresçam muito, são obrigados a usar roupas humanas e tratados, na frente do público, como gente. Atrás das cortinas, porém, sua a realidade é horrível. Ficam acorrentados por longos períodos, no escuro, recebem banhos gelados, choques eléctricos, são espancados, separados de suas crias, e, por vezes, vendidos como animais de estimação.



Os ursos, animais que sempre foram temidos , são mantidos em pequenas jaulas, alimentando-se de restos, deitados sobre as próprias fezes, sem água para beber, sem espaço para se movimentar. A musculatura fica atrofiada, impedindo que se locomova de forma correcta. As presas e unhas são, por vezes, arrancadas, para que não fira o tratador e não se auto flagele, por desespero. Ficam neuróticos, balançando a cabeça e roendo as grades. São obrigados a andar de bicicleta, usando saias coloridas.

Que cena é esta??? é isto que queremos!? Tratarmos animais como objectos sem sentimentos!? Isto é horrível, desumano, não é civilizado, é ... parvo!! Acho que um espectaculo deste género não é espectaculo!! Espectaculo seria com pessoas que fazem as coisas por que querem... Felizmente em Portugal, há uma lei que proibe a compra de macacos, elefantes, leões ou tigres e impede a reprodução dos animais existentes nos circos. Já não é mau de todo... mas poderiamos fazer melhor. Pensem nisto. Obrigada por lerem.

Sem comentários:

Enviar um comentário