domingo, 18 de julho de 2010

Tráfico de Animais


Muitas pessoas adoravam ter um animal selvagem, como o papagaio ou um macaco como animal de estimação. Mas nem sonham nos prejuízos que traz para a Natureza:

§ Cerca de 12 milhões de animais selvagens são retirados das florestas todos os anos para serem vendidos (é a segunda causa de destruição da fauna depois da desflorestação).
§ De cada DEZ animais capturados, somente UM chega ao destino final (NOVE morrem no caminho, devido às péssimas condições de transporte).
§ Ter um animal destes em casa é perigoso para sua saúde, além de causar um grande sofrimento para o animal (ele deixa de se reproduzir, recebe uma alimentação inadequada e enfrenta uma grande solidão).
§ Existem pessoas que compram animais, arrependem-se e depois não sabem o que fazer com eles (se for solto, o animal morre porque não sabe viver em liberdade; vários acabam por ser levados para os jardins zoológicos, que não têm capacidade para receber dezenas de animais todos os dias).
§ Todos os seres vivos dependem da Natureza para sobreviver. Os animais formam uma cadeia responsável para o seu equilíbrio. E é da Natureza que obtemos desde alimentos até remédios. Se tirarmos os animais, acabaremos com o elo, e mais perigo correram as pessoas.

Acredita-se que o comércio ilegal de animais dá, para o mundo inteiro 10 milhões de dólares (mais ou menos 10 milhões de euros)! E só o tráfico de droga e armas é que dá mais dinheiro que isso.
Se mais ninguém comprar, os traficantes terão que mudar de actividade e milhões de animais deixarão de ser sacrificados. Se já tens um animal destes, cuida bem dele. Mas não compres outro.
Eu aqui há uns tempos estava a ver um programa de TV, e passava-se num dos estados dos Estados Unidos da América. E nesse estado podia-se ter um TIGRE no QUINTAL! O tigre que tinham nessa casa, que se passava o programa, era sempre muito meigo mas um dia, uma menina que vivia nessa casa foi lá escovar-lhe o pêlo, como fazia muitas vezes. E ele atacou-a! E porquê? Porque ele era um ANIMAL SELVAGEM e não um ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário