domingo, 18 de julho de 2010

O Manatim

Olá!! Hoje vou falar de um animal marinho muito bonito e que nem muita gente conhece: o Manatim! Espero que gostem!!

O MANATIM, também é conhecido como peixe-boi (Trichechus inunguis) é um sirénio (ordem de mamíferos adaptados à vida aquática, com os membros anteriores em forma de barbatanas, sem membros posteriores, e com uma barbatana caudal horizontal) que vive em águas costeiras pouco profundas dos mares tropicais, nomeadamente no Oceano Atlântico e grandes rios que nele desaguam, como o rio Amazonas no Brasil.
Os adultos medem cerca de 3 metros e pesam de 250 a 400 quilos. Há no entanto exemplares maiores, com seis e mesmo sete metros de comprimento, mas são raros. Com o corpo pisciforme coberto de pelos raros, excepto no focinho, onde se encontram sedas espessas, de cor amarelada, a pele é pouco menos que desnudada; a cor geral é pardo-azulada, um pouco mais escura no dorso e flancos que no ventre.

São herbívoros. Os membros posteriores são completamente atrofiados e os membros anteriores têm a forma de barbatana. As mãos apresentam cinco dedos e unhas. O seu corpo é revestido por uma espessa camada de gordura que tem originado perseguições a este animal.

Vivem em pequenos grupos ou solitários onde a vegetação seja abundante e podem manter-se imersos durante bastante tempo.

Os casais são fiéis e as fêmeas por vezes transportam a sua cria entre as barbatanas. As fêmeas aleitam debaixo de água.
Os manatins pastam nas pradarias aquáticas e consomem em média trinta quilos de vegetais diariamente que digerem no seu intestino. O seu regime herbívoro implica que eles tenham dentes trituradores. Não possuem dentes caninos. Os dentes molares são substituídos pelo dente seguinte após desgastado pelo uso.

Obrigada por lerem!!

Sem comentários:

Enviar um comentário