sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O chimpanzé fumador morreu, ontem

Para já, o outubro é só sobre animais fumadores... mais um, mas desta vez é um chimpanzé...


Charlie, o chimpanzé que ficou conhecido por ser viciado em cigarros, morreu esta semana de velhice, tendo vivo mais 10 anos do que a maioria dos chimpanzés. Charlie vivia num jardim zoológico na África do Sul e ficou conhecido por roubar cigarros aos visitantes e fumá-los. A notícia da sua morte, aos 52 anos (a esperança média de vida desta espécie é de 40), dada hoje pelo próprio parque.

Qondile Khedama, porta-voz do Mangaung Zoo, explicou que, apesar da sua fama, Charlie era um fumador ocasional. Explicou que apesar dos responsáveis do parque desencorajarem este hábito, o chimpanzé conseguia os cigarros através dos visitantes, que lhos entregava já acesos. Nos últimos tempos, Charlie era alvo de cuidados especiais, estando-lhe a ser ministrada uma dieta rica em proteínas, vitaminas e suplementos minerais.

A porta-voz do zoo não soube adiantar se esse hábito contribuiu para a morte de Charlie, mas referiu que a necrópsia, que irá ser feita muito em breve, irá esclarecer essa questão. Charlie foi ensinado a não fumar, mas aprendeu a esconder esse hábito dos tratadores. O chimpanzé aprendeu a fumar quando trabalhava num circo americano.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário