Perderam braços, pernas e pés, mas apesar disso, nove sobreviventes de ataques de tubarões aderiram a uma campanha que visa sensibilizar a sociedade para os perigos que estes predadores dos mares correm, devido à acção do Homem, de acordo com a AFP. Estes sobreviventes reuniram-se, ontem, na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), para dizer ao mundo que os seus agressores precisam de protecção urgente.
Paul de Gelder, mergulhador da Marinha australiana, cuja mão e parte da perna direitas foraam arrancadas, no ano passado, por um tubarão na Baía de de Sidney, explicou que estava ali “a dara voz a um animal que não podia fazê-lo”. Devido à pesca intensiva, algumas espécies de tubarões correm risco de extinção. Anualmente, são mortos 73 milhões de tubarões só para lhes serem retiradas as barbatanas, uma prática conhecida como “finning”. “Estamos a dizimar populações de tubarões por uma tijela apenas”, alertou Gelder.
O Pew Environment Group, uma organização sedeada em Washington, responsável por levar os responsáveis à ONU, referiu que 30% das espécies de tubarão estão ameaçadas ou em risco de extinção, enquanto o destino de 47% é desconhecido. Os cientistas defendem que o extermínio dos tubarões, que se encontram no topo da cadeia alimentar dos oceanos, significaria a destruição do escossistema marinho.
Esta organização tem vindo a exercer pressão para que a prática de “finning” (modalidade de pesca em que é apenas retirada a barbatana ao tubarão e e este é devolvido, agonizante, ao mar) seja proibida e que a legislação relativamente à caça destes animais seja mais apertadas em todo o mundo.
Este blog, fala de animais, porque eu adoro animais. Vou falar de alguns animais e de coisas más e boas que lhes aconteçam. Por favor trata bem os animais. "Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." disse Leonardo da Vinci. "Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem levam em consideração as condições dos animais." disse Abraham Lincoln. Obrigada por visitarem este blog!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário