domingo, 26 de setembro de 2010

Billy, o cão mais velho do mundo


Billy, um York Terrier que vive em Hallifax, Inglaterra, é candidato ao título de cão mais velho do mundo, com a bonita idade de 22 anos (154 anos humanos), de acordo com o jornal Daily Mail. O recorde actual está nos 21 anos caninos.

Cego do olho direito e sem muitos dos seus dentes, Billy já conheceu melhores dias. Contudo, continua a fazer as suas caminhadas todos os dias e comporta-se como um cachorro. “Ele tem tanta energia e adora ser mimado”, conta a dona, Betty Holdsworth, 71 anos. A dona anterior morreu, mas deixou vários diários, num dos quais, datado de 1988, conta que o comprou ainda bebé.

Fonte: JN


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

7 elefantes mortos por comboio na Índia


Pelo menos sete elefantes morreram, incluindo dois filhotes, e um outro ficou ferido depois de terem sido atropelados por um comboio de mercadorias enquanto cruzavam uma via férrea no Estado de Bengala (leste da Índia), informou uma fonte oficial. O acidente aconteceu perto da localidade de Binnaguri, no distrito de Jalpaiguri, por volta de 23h15 locais de 22 de setembro, quando os paquidermes foram atropelados por um comboio que circulava a grande velocidade, explicou uma fonte das forças de segurança à agência PTI. O grupo de elefantes dirigia-se à floresta de Diana, vindo de uma outra zona florestal, a de Maraghat, mas duas das crias ficaram presas nas vias. Os outros membros do grupo foram tentar resgatar os jovens animais, não se apercebendo da chegada do comboio,m que matou cinco deles na mesma hora e deixou outros três feridos. Dois acabaram por resistir e morreram dia 23. Apesar do impacto com os animais, o comboio não sofreu qualquer dano. Após o acidente, outros 25 elefantes ocuparam a via férrea, fazendo com que a circulação de comboios estivesse parada durante quase uma hora. O tráfego ferroviário também foi interrompido hoje de manhã, no troço que liga a cidade de Siliguri com o estado de Assam (nordeste do país), depois de um outro grupo de elefantes ter impedido a circulação no local do acidente. Um especialista do Instituto indiano de Vida Silvestre, consultado pela agência de notícias espanhola Efe, explicou que os elefantes, como espécies que vivem em grupo, têm "laços fraternais fortes" e lembrou que "são muito inteligentes". "A combinação destes factores e o facto de haver crias entre os mortos pode fazer com que reajam de uma maneira muito humana", como ocorreu quando se aproximaram do local do acidente. Atropelamentos de elefantes por comboios são relativamente comuns nesta região, pois a linha férrea atravessa o percurso que os paquidermes costumam fazer, segundo um dos guardas florestais que estiveram no local. De acordo com o Governo, a Índia tem quase 28 mil elefantes em estado selvagens, sendo que a maioria vive no sul e nordeste do país.

Fonte: JN

Pescador apanha um peixe com dentes humanos


Um pescador americano apanhou um grande susto quando reparou que o peixe que tinha acabado de pescar tinha dentes iguais aos humanos, conta o World’s Kaleidoscope. Frank Yarborough pescava no lago Wylie, na Carolina do Sul, quando puxou o peixe, que pesava 2,27 quilos e media 55 centímetros. Supondo que era um peixe-gato, Frank colocou a mão na água para o apanhar, acabando por ser mordido. Foi então que descobriu que o animal tinha uma dentadura igual à dos seres humanos. Robert Stroud, um biólogo especialista em peixes de água doce do Departamento de Recursos Naturais da Carolina do Sul, referiu que foram enviadas amostras do peixe para laboratório, para ser determinada a sua espécie. “Este peixe é, provavelmente, de uma espécie comum de Pacu, Colossama macropomum, proveniente do rio Amazonas e é bastante comum no comércio de peixes para aquário”, explicou o mesmo biólogo. Pacu, um parente distante das piranhas, é um peixe de água quente, pelo que a sua presença no lago Wylie é de estranhar. Stroud refere que, possivelmente, terá sido lançado à água depois de ter ficado demasiado grande para um qualquer aquário de peixes exóticos.

Fonte: JN

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Simba e Timon: Verdadeiros!!


Parece uma cena retirada do filme de animação “O Rei Leão”, mas é bem real. Este leãozinho e esta cria de suricate são os verdadeiros Simba e Timão. Os dois estão juntos desde que a leoa bebé (que na verdade se chama Zinzi) foi resgatada e levada para o jardim zoológico perto de Sun City, na África do Sul, depois de ter sido rejeitada pela mãe.

De acordo com Marcell Tournier, 35 anos, responsável pelo parque, a cria de suricate, Bob, de dois anos, comporta-se tal e qual Timão. Mal se conheceram, os dois animais tornaram-se inseparáveis e assim continuam apesar de Zinzi, actualmente com seis meses, ter crescido bastante. “Bob parece mesmo seguir a filosofia «Hakuna Matata» e ensinou Zinzi a relaxar”, contou Marcell ao diário britânico Mail Online.


Bob começou a seguir Zinzi dia e noite e a aconchegar-se no seu corpo para dormir. “Eles brincam juntos, comem juntos, bebem juntos. Tudo aquilo que Zinzi faz, Bob também”, referiu o responsável pelo parque. Bob é a estrela do zoo, como muitos visitantes a regressarem cinco e seis vezes só para o verem. “Os suricates podem ser muitos agressivos, mas este é muito meigo”, acrescentou. “Ele tem muitos amigos aqui, que visita sempre que quer. Ele brinca com as hienas e outros animais e eles não se importam”.

Bob percorre todo o Predator World Zoo e Game Farm, que cobre uma área de cerca de mil hectares, no noroeste da África do Sul. Aqui vivem 36 espécies diferentes de animais, desde leopardos, chitas, hienas, cobras, serpentes e aves. Fonte JN

Bombeiros sapadores de Setúbal resgatam tigres bebés de um ralo

O caso aconteceu na sexta-feira, em Setúbal. Uma gata bebé caiu no ralo de um terraço e não conseguiu sair pelos próprios meios. Nem os donos, nem os vizinhos, foram também capazes de a resgatar, pelo que foram chamados os Bombeiros Sapadores de Setúbal. Após longos minutos de desespero, a gatinha foi retirada do ralo são e salva e entregue aos cuidados da mãe. Fonte JN
Tem o video neste site: http://videos.sapo.pt/3bdIS8R4Fb0jvkB7GBwY

Descobertos tigres nos Himalaias

É uma das descobertas mais inesperadas dos últimos tempos. Cientistas ao serviço da BBC filmaram uma comunidade de tigres que vive nos Himalaias, ou seja, a altitudes muito superiores a outras comunidades e, aparentemente, sem qualquer problema quanto à reprodução da espécie. Há algum tempo que moradores da zona relatavam casos de avistamento de tigres naquela área em altitudes superiores aos quatro mil metros. Para o comprovar, os cientistas colocaram diversas câmaras de vídeo no local. Três meses depois, recolheram-nas e ficaram surpreendidos com o que viram. Estas imagens são as primeiras provas da existência de tigre nas remotas montanhas do Butão e da capacidade destes animais em sobreviver em altitudes tão elevadas. A equipa da BBC mostrou as imagens ao primeiro-ministro do Butão, que prometeu desenvolver esforços para proteger aquela população de tigres, juntamente com os países vizinhos. Caso seja criada uma reserva natural, estes tigres poderão contactar com populações de outras zonas da Ásia, evitando, assim, a sua extinção. Na Ásia, restam apenas três mil exemplares em estado selvagem. Fonte: JN

Homem condenado a 11 anos de prisao por maltratar égua


Um homem de 23 anos foi condenado a 11 anos e meio de prisão, em Porto Rico, por ter amarrado uma água de sete meses ao carro e a ter arrastado pela estrada, noticia o jornal Primera Hora. Milagros, a égua, ficou bastante traumatizada e maltratada. Trata-se do primeiro caso de maus tratos contra animais a ser julgado até ao fim naquele país, referiu o juiz Andrés Fernandez. “Este é um precedente muito importante, porque o homem foi não só julgado, mas também considerado culpado. Daqui para a frente, antes de maltratarem um animal, as pessoas vão pensar duas vezes”, sublinhou o magistrado. Em casos como este, tem sido habitual as partes chegarem a acordo, pelo que os agressores ficam sujeitos a penas mínimas ou apenas obrigados a pagar as despesas relativas aos tratamentos médicos. Mas, como explicou o juiz, “este caso foi de uma crueldade extrema e, por isso, levámo-lo até às últimas consequências”. Segundo o jornal porto-riquenho Primera Hora, Georgio Lopez Vigo, de 23 anos, foi declarado culpado por 12 cidadãos e sentenciado a uma pena de prisão entre os 11 anos e meio e os 15 anos. O crime aconteceu no dia 7 de Fevereiro, quando um morador de Jardines de Daguey, na cidade de Añasco, depois de ter visto o homem a arrastar a égua pelas ruas, ter apresentado queixa na polícia. Quando os agentes interpelaram Georgio, este limitou-se a responder que estava a arrastar a égua porque esta não queria caminhar. Andrés Fernandez contou que Georgio nunca mostrou arrependimento durante o julgamento. Uma vez ditada a sentença, foi conduzido à prisão de Las Cucharas de Ponce. Antes de poder pedir liberdade condicional, terá que cumprir 60% da pena e pagar uma multa de 10 mil dólares. Lisa Embree, do Programa de Resgate de Cavalos de Porto Rico e do Cidadão Pró-Albergue de Animais de Aguadilla, mostrou-se satisfeita com o desfecho do caso. “Fou feita justiça. Queremos que este caso seja conhecido, para que posse criar-se uma consciência colectiva contra os maus tratos contra animais”, disse. Desde Fevereiro que Milagros está aos cuidados de Lisa Embree. Sete meses depois de ter sido arrastada pelas ruas, é um animal bastante diferente, apesar os traumas e lesões com que ficou. “Tem a pele bastante saudável e está bem alimentada. Está brincalhona e gordinha”,contou. Ainda segundo Embree, Milagros é bastante carinhosa. Fonte: JN


APOIADO a parte da prisão de 11 anos!!

domingo, 19 de setembro de 2010

Dicas para quem tem um animal de estimação

Olá!! Se tem um animal de estimação, tente seguir estas dicas:


1. Brinque com o seu animal e deia-lhe muito carinho e atenção.

2. Tente oferecer-lhe sempre água limpa, comida de boa qualidade e um bom sítio para dormir.

3. Não deixe o seu animal sair à rua sozinho, porque pode ser atropelado.

4. Vacine-o contra as doenças, sempre que o veterinário pedir.

5. Deixe sempre o seu animal limpo, com banhos periódicos e pentei-o regularmente.

6. Se quiser que o seu animal se reproduza, lembre-se sempre que quando tiver crias, eles têm de ter dono e estar em bom estado. Caso não queira que o animal se reproduza, deve castra-lo. Com isto evita que os animais passem uma má qualidade de vida.

7. Recolha as fezes do seu animal nas ruas quando o levar a passear. É fácil levar um saco plástico e vesti-lo nas suas mãos, recolhendo as fezes e virando-o ao contrário.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

29 curiosidades sobre animais

1. O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.

2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

7. Um porco-espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.

11. A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.

12. Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.

13. Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.

14. Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.

15. De acordo com a espécie, uma centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas.

16. O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa.

17. O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue dos mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos.

18. Para fazer seu cricri característico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As fêmeas são mudas.

19. Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é mais dócil e fácil de montar.

20. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinquenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.

21. Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor.

22. As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.

23. O bicho-da-seda possui um olfacto tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de distância.

24. As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica. A minhoca e a lesma, possuem quatro.

25. O caracol faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também quando ele acontece... dura 12 horas!

26. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzirem um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia.

27. A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas. É vinte vezes mais pesada que a maior criatura da terra, o elefante africano.

28. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.

29. Um polvo pode medir de ponta a ponta, trinta metros. Ele possui uma bolsa que contém tinta e lhe serve de defesa. Atacado, ele solta esse líquido, que enegrece a água ao seu redor.

Façam barulho em África pelos rinocerontes!


Em África, todos os dias morre um rinoceronte vítima de caça ilegal, uma actividade que cresceu exponencialmente no último ano e meio, devido ao aumento da procura dos chifres por parte dos mercados asiáticos. Só nós últimos cinco anos, mais de 600 destes animais foram capturados clandestinamente no continente africano, sendo que 212 foram caçados na África do Sul no último ano. De acordo com o Fundo Mundial de Vida Selvagem (WWF, na sigla em inglês), existiam centenas de milhar de rinocerontes em África, sendo que só a África do Sul concentrava cerca de 80% da população desta espécie. Actualmente, restam apenas quatro mil rinocerontes pretos e 17500 rinocerontes brancos.

“A caça ilegal epidémica é extremamente preocupante”, salienta Matthew Lewis, perito em espécies da WWF África. “Se não for travada, os esforços desenvolvidos na última década para conservar a espécie serão infrutíferos, afectando a biodiversidade da região e a indústria do turismo e as comunidades que beneficiam com os rinocerontes”.

A caça ilegal está cada vez mais sofisticada e nas mãos de organizações criminais, que recorrem a armas silenciosas, arpões, óculos de visão nocturna de longo alcance e helicópteros. Numa tentativa de alertar o mundo para esta realidade e de a combater, o WWF tem vindo a apelar aos sul-africanos que iluminem as áreas onde habitualmente ocorre a caça clandestina. Uma iniciativa que tem o seu auge no dia 22, quarta-feira, com o “Dia de Fazer Barulho pelos Rinocerontes”. Às 13 horas locais, em Joanesburgo, estão todos convidados a tocar as suas vuvuzelas, para lançar um grito de alerta.

Fonte: JN

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unico saola do Laos morreu


O único exemplar de saola encontrado e fotografado numa província do Laos morreu esta semana, sem que os especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) o tenha conseguido observar em vida, noticia o jornal brasileiro G1. O saola (Pseudoryx nghetinhensis), também conhecido por boi-de-Vu-Quang, é um bovino originário do Vietname e do Laos que não era visto há mais de 10 anos, sendo considerado um dos animais mais raros do mundo.

Este macho foi encontrado na província de Bolikhamxay, no Laos, e mantido em cativeiro por moradores. O governo local referiu que a perda deste exemplar foi “um azar”, mas o facto de ter sido encontrado leva a pensar que outros exemplares vivem na zona, pelo que os esforços para localizar mais saolas serão reforçados.

Os técnicos do IUCN vão recolher o cadáver do animal e estudá-lo, de forma perceber de que forma poderão os saolas ser mantidos em cativeiro. Todos os saolas que foram levados para parques zoológicos, numa tentativa de os proteger, morreram sem qualquer explicação lógica. Os saolas são muitas vezes associados aos unicórnios, apesar de terem dois chifres...

Fonte: JN

Curiosidades sobre gatos...



Quem tem um gato num quintal ou jardim já deve ter visto o seu gato a caçar e a levar as presas ao dono. E porquê que um gato faz isto? Só para mostrar ao dono que é suficientemente hábil e que acha que o dono não o consegue fazer!


Quando se pensa na origem dos gatos, vai se ter ao Egipto no tempo dos faraós à 4000 anos atrás. Caçavam animais aquáticos e também eram utilizados para perseguirem as ratazanas que destroiam colheitas. Quem matasse um gato era morto e quando morriam fazia-se luto por eles.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A tradição de Toro de la Vega cumpriu-se

Mais uma vez, a tradição cumpriu-se em Espanha. O Toro de La Vega foi morto esta manhã no campo de Tordesilhas, numa celebração que data da Idade Média e à qual assistiram cerca de 35 mil pessoas, de acordo com o diário espanhol El País. Apesar da polémica instalada e da manifestação de grupos de defesa dos direitos dos animais, o touro foi sujeito a vários golpes de lança e acabou por morrer. No local podia ler-se num cartaz: “As regiões de Espanha a favor das tradições”.

Platanito, que pesava à 550 quilos, foi solto na Plaza Mayor de Tordesilhas pelas 11 horas e conduzido ao campo por vários cavaleiros. Aí, foi atacado por cavaleiros e pessoas a pé, que empunhavam lanças. Em 12 minutos, o touro estava morto. O golpe fatal foi dado por Marcos Rodríguez, de 26 anos. A alcaide, María del Milagro Zarzuelo, depois de ter condecorado o matador, congratulou-se por tudo ter decorrido de uma forma “limpa e rápida”. “Foi um torneio fantástico”, sublinhou. Quanto à polémica instalada, disse: “Creio que o povo vive o torneio de forma tranquila e com respeito. Não é possível suavizar mais o torneio, pois tal significaria não matar o touro e isso seria matar a festa”.

Com a cauda do touro presa na lança, símbolo da sua vitória, Marcos Rodríguez regressou ao centro da vila, escoltado por dezenas de cavaleiros e ao som de música, e aclamado por todos. “Estou emocionado. Esperei toda a vida por isto. Não tenho palavra”, disse o matador.
Fonte: JN

Eu acho isto uma estupidez... e ainda mais estúpido é o tal Marcos Rodríguez estar orgulhoso por este "feito". Se quiser ver o vídeo vá a este site:
http://www.youtube.com/watch?v=KeEt5Nlu4OE&feature=player_embedded

ATENÇÃO, PESSOAS SENCIVEIS: as imagens podem ferir a sua susceptibilidade.

Sobreviventes de ataques de tubarões lutam pela preservação destes animais

Perderam braços, pernas e pés, mas apesar disso, nove sobreviventes de ataques de tubarões aderiram a uma campanha que visa sensibilizar a sociedade para os perigos que estes predadores dos mares correm, devido à acção do Homem, de acordo com a AFP. Estes sobreviventes reuniram-se, ontem, na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), para dizer ao mundo que os seus agressores precisam de protecção urgente.
Paul de Gelder, mergulhador da Marinha australiana, cuja mão e parte da perna direitas foraam arrancadas, no ano passado, por um tubarão na Baía de de Sidney, explicou que estava ali “a dara voz a um animal que não podia fazê-lo”. Devido à pesca intensiva, algumas espécies de tubarões correm risco de extinção. Anualmente, são mortos 73 milhões de tubarões só para lhes serem retiradas as barbatanas, uma prática conhecida como “finning”. “Estamos a dizimar populações de tubarões por uma tijela apenas”, alertou Gelder.

O Pew Environment Group, uma organização sedeada em Washington, responsável por levar os responsáveis à ONU, referiu que 30% das espécies de tubarão estão ameaçadas ou em risco de extinção, enquanto o destino de 47% é desconhecido. Os cientistas defendem que o extermínio dos tubarões, que se encontram no topo da cadeia alimentar dos oceanos, significaria a destruição do escossistema marinho.

Esta organização tem vindo a exercer pressão para que a prática de “finning” (modalidade de pesca em que é apenas retirada a barbatana ao tubarão e e este é devolvido, agonizante, ao mar) seja proibida e que a legislação relativamente à caça destes animais seja mais apertadas em todo o mundo.

Espanhois contra Toro de la Vega


Mais de 400 intelectuais espanhóis do mundo da arte, da cultura, dos negócios, do ensino, da medicina veterinária e da proteção animal uniram-se contra o festival Toro de la Vega, que consideram “sádioco” e “cruel”, pedindo a sua abolição por meio da campanha “Mais de 400 assinaturas contra o Toro de la Vega”, noticia a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA).Segundo informações divulgadas no site da organização espanhola em defesa dos animais AnimaNaturalis, todos os anos, na segunda terça-feira do mês de Setembro, em Tordesilhas, um município da província de Valladolid, Espanha, um touro é perseguido a cavalo e a pé por centenas de pessoas, que o atingem com lanças até à sua morte.“Nós, signatários, rejeitamos que em Espanha se entenda como cultura a humilhação e a tortura de um ser vivo, que se chame de arte um derramamento de sangue”, começa a carta, que ressalta a crueldade desta celebração. E continua: “Apoiamos este manifesto, como artistas e intelectuais da literatura, da música, da dança e do pensamento em geral, mas, sobretudo, como seres humanos, capazes de se envergonhar da barbaridade por parte de alguns membros da espécie a que pertencemos”.“O Toro de la Vega representa apenas uma tortura pública, assim como os demais entretenimentos com touros em Espanha e em outros países latino-americanos. Exigimos a abolição de tais aberrações, recusamo-nos a ser cúmplices de um amanhã que se horrorizará com a crueldade de alguns ante o silêncio de tantos”, concluíram os signatários deste movimento, que surgiu por iniciativa de um activista defensor dos direitos dos animais, Julio Ortega Fraile, e do poeta e dramaturgo Ángel PadillaMais de trezentas pessoas participaram numa manifestação no último domingo, dia 12, em Valladolid, contra o festival, e marcharam pela cidade até concentrarem-se na Delegação Provincial da Junta de Castilla y León, que foi criticada pelo apoio dado a este festival, declarado como Bem de Interesse Cultural.

Australiana tem 3 crocodilos como animais de estimação



Não é raro os donos acordarem com os seus animais de estimação ao fundo da cama. Andrew Lowing, um rapaz australiano de 16 anos, está habituado a que isso aconteça, uma vez que a mãe deixa andar dos seus três animais de estimação à vontade pela casa. A única diferença é que Johnie, Fovian e Jilifia são crocodilos, adianta o jornal Daily Mail.

Mas Vicki (apelidada de Miss Crocodilo em Melbourne) não está preocupada com o facto de Andrew se tornar o pequeno-almoço destes três répteis, uma vez que vivem juntos há muito tempo e, por isso, estão completamente domesticados. Esta enfermeira, de 53 anos, domestica crocodilos há mais de 30 anos e garante que consegue falar telepaticamente com com Johnie, de 14 anos e uma fêmea com 1,5 metros de comprimento de 12 quilos de peso.


Jilifia, de 3 anos, tem 2,8 metros de comprimento e pesa 30 quilos, o que significa que tem praticamente o tamanho de um crocodilo de 10 anos. Vicki conta que mantém algum distanciamento relativamente a Jilifa, porque tem um temperamento difícil. Fonte: JN


Partes de um corpo humano encontrados no estômago de um tubarão-tigre capturado nas Bahamas

As pernas, os braços e o tronco de uma pessoa foram encontrados no estômago de um tubarão-tigre capturado, na semana passada, por um pescador nas Bahamas, de acordo com a AFP e outros órgãos de comunicação social. Os tubarões-tigre conseguem nadar longas distâncias, pelo que ainda é está clarificado onde é que este exemplar, que mede cerca de 3,60 metros de comprimento e foi apanhado a cerca de 35 milhas a sul de New Providence, terá atacado a vítima.

Quando foi apanhado pelos pescadores, o tubarão-tigre cuspiu uma perna humano. “Prendemos uma corda à cauda e içámo-lo para o barco. Estavamos decididos a retirar-lhe o gancho, quando ele cuspiu uma perna”, contou um dos pescadores a um jornal local. Uma vez em terra, abriram-lhe a garganta e encontraram mais pedaços de um corpo humano – uma perna, um braço e o que parecia ser o torso, mas sem cabeça.

O comissário Glenn Miller, da Polícia de Nassau, explicou que neste momentos estão a ser feitos testes de ADN referentes a uma pessoa dada como desaparecida naquela zona.De acordo com o mesmo responsável policial, pelo menos duas pessoas estão dadas como desaparecidas, embora Miller não coloque de parte qualquer hipótese para o sucedido. A pessoa poderia já estar morta e o tubarão simplesmente devorado o seu cadáver.
Humphrey Simmons, um bancário que viu o exemplar capturado, não tem dúvidas de que as partes do cadáver pertencem a um homem. Embora acrescente que “não tinha qualquer peça de roupa ou sinais de identificação”.

Marie Levine, do Instituto de Pesquisa de Tubarões de Nova Jérsia, afirmou à AFP que os ataques de tubarões aos seres humanos são todos diferentes uns dos outros. “Não é muito comum os tubarões-tigre atacarem pessoas vivas, que podem oferecer resistência”, explicou.
Fonte: JN

PS: esta noticia é do dia 10 de setembro.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Chimpanzés da Guiné aprenderam a desactivar armadilhas


Um pouco por toda a África, é comum a utilização de armadilhas para a caçar determinados animais, que acabam por provocar a morte ou ferimentos graves em chimpanzées. Mas investigadores da Universidade de Quioto, no Japão, descobriram que alguns dos chimpanzés que vivem nas florestas da Guiné aprenderam a reconhecer essas armadilhas e a desactivá-las sem se magoarem, noticia a BBC Online.

A descoberta foi feita por acaso pelos primatologistas Gaku Ohashi e Tetsuro Matsuzawa, quando observavam uma comunidade de chimpanzés que vive em Bossou, na Guiné, para o seu estudo sobre o comportamento social dos primatas.
São vários os relatos de ferimentos causados pelas armadilhas em chimpanzés um pouco por todo o continente africano, com muitos dos animais a morrerem nas ciladas. Contudo, no caso dos chimpanzés de Bossou, esses relatos são muito escassos, o que causou estranheza uma vez que vivem junto de aglomerados humanos, onde este tipo de armadilha é muito utilizado. Agora sabe-se a razão.

Durante as suas pesquisas no terreno, Gaku Ohashi e Tetsuro Matsuzawa, do Instituto de Pesquisa Primata da Universidade de Quioto, observaram cinco machos, juvenis e adultos, a tentarem quebrar e desactivar uma armadilha. Em duas das ocasiões, os chimpanzés foram bem sucedidos. “Eles parecem saber que partes da armadilha são perigosas e as que não são”, referiu Ohashi à BBC. “Ficámos bastante surpreendidos quando observámos este comportamento”.
A descoberta permite também novos conhecimentos quanto ao método de aprendizagem desta espécie de primatas. Habitualmente, os chimpanzés aprendem por tentativa e erro. Contudo, os chimpanzés de Bossou não poderiam ter aprendido a desactivar as armadilhas desta forma, porque a primeira tentativa poderia ser fatal. “A observação indica que os chimpanzés podem aprender de outras formas, que não através de tentativas e erro”, acrescentou o mesmo investigador.

Os cientistas especulam que essa aprendizagem pode ter sido feita de geração em geração, uma vez que num dos casos observaram um juvil a observar um adulto a desactivar uma armadilhas, antes de o ir ajudar quando já não havia qualquer perigo. Acrescentaram ainda que os chimpanzés que vivem noutras regiões de África ainda não terão aprendido a desactivar as armadilhas desta forma.
Fonte: JN

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Orangotanto mais pesada de Inglaterra vai começar a dieta


Os problemas com o excesso de peso obrigaram Oshine, a orangotango mais gorda do Reino Unido, a entrar em dieta. Acabaram-se os doces, as geleias e os biscoitos. A partir de agora, Oshine só se alimentará de comida saudável, como fruta e legumes, e bastante exercício físico. Esta orangotango, que vive no parque “Mundo Macaco”, em Dorset, pesa cerca de 100 quilos, ou seja, o dobro do que deveria pesar, de acordo com o jornal britânico Telegraph.

Oshine esteve primeiro num centro de recuperação animal na África do Sul, depois de ter vivido
13 anos como animal de estimação. Durante esse período, teve um estilo de vida sedentário e uma alimentação errada. Em 2008, o proprietário contactou o parque “Mundo Macaco”, depois de ser ter apercebido que não conseguia proporcionar a Oshine a vida que ela merecia. A preparação da sua ida para Inglaterra foi muito demorada, mas no dia 31 de Agosto deste ano, graças à colaboração da companhia aérea sul-africana, a orangotango aterrou no aeroporto de Heathrow.
Fonte: JN
Tenho pena da Oshine, mas pelo menos o seu dono teve a atitude sensata de admitir que não pode tratar dela... Obg por ler.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Estónia pode relançar caça à foca

Os habitantes da ilha de Kihnu, na Estónia, estão decididos a recomeça a caça à foca, 30 anos depois, uma vez que o número destes animais aumetou consideravelmente nos últimos 10 anos, declarou um alto responsável do país à agência AFP. “O ministro do Ambiente está a ultimar um projecto (…) que porá fim à interdição da caça, depois de 30 anos”, adiantou Hanno Zingel, conselheiro do ministro do Ambiente.

De acordo com o mesmo responsável, a população de focas cinzentas cresceu de 1500 indivíduos para quatro mil na última década. “A comunidade de focas cinzentas cresceu, muito devido à melhoria das condições ambientais no mar Báltico, embora o número de quatro mil nas águas estonianas esteja muito abaixo das mais de 10 mil focas registadas à 100 anos”, acrescentou.

A ilha de Kihnu está situada ao largo da costa ocidental da Estónia. Há cerca de três anos, os seus cerca de 500 habitantes enviaram uma carta ao ministro do Ambiente solicitando autorização para voltarem a caçar as focas cinzentas. Relembraram que os pratos à base de carne de foca fazem parte da tradição cultural do país.Os habitantes reclamam a caça de 30 exemplares por ano.

Fonte: JN


Eu tenho uma pergunta:


- Para que serve um ministro do ambiente?- Sempre pensei que fosse para defender a parte ambiental de um país mas acho que estou enganada, porque o ministro do ambiente da Estónia não o faz. Até pelo contrário, defende que se faça mal a uma parte do ambiente... enfim...


Eu acho que caçar ou pescar por desporto, prazer ou tradição é uma estupidez! Se for por necessidade, para comer, ok, é mais aceitável mas por tradição?! por favor... E de qualquer forma como é que as pessoas podem qerer fazer isto a algum animal?? Como?! Isto é uma autentica estupidez...


NotA: esta notícia já está um bocadinho atrasada.












Mãe Chimpanzé aos 50 anos


No Jardim Zoológio de Burgers, em Arnhem, na Holanda, vive Jimmie, uma chimpanzé que foi mãe aos 50 anos. Deu recentemente à luz, tornando-se a mãe chimpanzé mais velha da Europa, de acordo com a AFP.


Jimmie já tinha oito filhos, o mais novo deles com 16 anos. No zoo de Burgers, todos ficaram surpreendidos com este nascimento, dado a idade de Jimmie. Suspeita-se que o pai seja um chimpanzé de sete anos, que vive há algum tempo no mesmo zoo.


Mas o recorde mundial é de Suzie, que vive no Sunset Zoo, em Manhattan, nos EUA, e que deu à luz aos 56 anos. Suzie teve uma cria fêmea poucos dias antes do parto de Jimmie. Em cativeiro, os chimpanzés podem viver cerca de 60 anos.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Peixe-Voador


Olá!! Vou falar sobre o Peixe-Voador, um peixe qe "voa".


Peixe-Voador (Exocoetus volitans)


O peixe-voador é um peixe teleósteo beloniforme da família dos exocetídeos, geralmente pelágico, de distribuição circuntropical, muito capturado em várias regiões.

A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. Também é conhecida pelos nomes de cajaleó, cajaléu, coió, holandês, pirabebe, santo-antônio, voador-cascudo, voador-de-pedra e voador-de-fundo.

Quando o peixe-voador salta para fora d'água para "voar" ele pode atingir uma altura de 6 metros e planar por uma distância de 90 metros.
Recentemente uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha. O peixe voador habita a água salgada, é encontrado em todos os oceanos e tem reproducão interna.




Obg por ler!!!


domingo, 5 de setembro de 2010

Orangotango adopta duas crias de tigre



Um orangotango do parque Myrtle Beach Safari, no estado americano da Carolina do Sul, adoptou duas crias de tigre que foram retiradas aos pais, logo após o nascimento. Segundo o jornal Daily Mail, Hanama, um orangotango macho de três anos, está profundamente empenhado nesta sua nova função, a de babysitter de Skukuza e Simh, dois machos com um mês de idade. Hanama é muitas vezes visto com os dois filhotes de tigre ao colo, a olhar para eles de uma forma bastante afectuosa antes de os abraçar. Bhagavan Antle, o médico veterinário do parque, explica que os orangotangos são animais muito inteligentes e, poor isso, escolheram Hanama para cuidar destas duas crias. O médico explicou ainda que é prática comum a retirada dos bebés dos pais após o nascimento, uma vez que desta forma as hipóteses de sobrevivência são maiores.

“Hanama está sempre atento às brincadeiras dos dois tigres bebés, corre com eles e dá-lhes muito carinho”, acrescenta Bhagavan Antle. Mas dentro de seis meses, as crias deverão também ser afastadas de Hanama, pois ficarão maiores do que este. “Eles vão ter que se separar em breve. É inevitável”, afirma.


Fonte: JN

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Foi identificada a rapariga que atirou os cãezinhos a um rio


A polícia bósnia encontrou a jovem que num video, divulgado esta semana, aparece a atirar ao rio seis cachorros vivos, de acordo com o jornal britânico Daily Telegraph. Por ser menor, não foi divulgado o nome da rapariga, que a polícia conseguiu identificar com a ajuda de uma associação de defesa dos direitos dos animais da Bósnia. A jovem vive na cidade de Bugojno, na região central da Bósnia, e os pais vão ser em breve interrogados pela polícia. À luz da lei de defesa dos direitos dos animais podem ser multado em cerca de cinco mil euros.

De acordo com Velimir Ivanisevic, porta-voz da Associação de Defesa dos Animais, com sede em Sarajevo, contou que o video, que tanta polémica causou, foi filmado pelo irmão da rapariga. “Este caso é o espelho da nossa sociedade e o facto de terem sido jovens a praticarem este acto diz muito sobre a forma como estão a ser educados”, disse, ao Daily Telegraph. O mesmo responsável adiantou que a maioria dos actos de crueldade cometidos contra animais na Bósnia – que são muitos – não têm merecido esta atenção mediática.

De acordo com a legislação bósnia, quem matar ou torturar animais fica sujeito a multas que variam entre os 15 e os cinco mil euros.

Fonte: JN
Eu, na minha opinião, acho que esta rapariga se passou... Eu acho que ela é uma mal-educada, e para além de ser muito cruel! Como é que uma pessoa consegue fazer o que ela fez?!
Eu achei muito mau o que esta rapariga fez, mas de qualquer forma não se pode generalizar: asério, eu provavelmente sou mais nova do que ela e nem penso em fazer o que ela fez!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pitão-Reticulado



Olá! Vou falar sobre a cobra Pitão-Reticulado, uma cobra muito bonita, e que já toquei numa (as cobras são macias).


Pitão-Reticulado (Python reticulatus)


Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boídeos
Área de distribuição: florestas tropicais quentes e húmidas do Sudoeste da Ásia, de preferência junto à água.

Dimensões: comprimento até 9m, raramente mais de 10m

Peso: cerca de 150kg
Alimentação: de pequenos mamíferos a animais com cascos.

Tempo de gestação: cerca de 80 dias.

Nº de ovos: 25 - 50

Longevidade: cerca de 25 anos.

CURIOSIDADES...

- São consideradas as maiores cobras do mundo.

- Devido ao lindo padrão de pele destes animais, eles são apreciados pelos fornecedores de pele de cobra.

- No inicio da sua vida, os pitões-reticulados só medem cerca de 70cm e pesam 160 g.
- A mãe defende activamente os ovos contra predadores, e rodeia e aquece-os com movimentos dos músculos para garantir uma temperatura de mais ou menos 32ºC.

- As pitões-reticulados não têm inimigos naturais.

- Os pitões asfixiam as suas presas enrolando-se à volta da vítima e aumentando a pressão dos poderosos musculos a cada aspiração. Por fim, engolem a presa inteira e digerem-na lentamente.
Obg por ler!

Leopardo-das-Neves


Olá!! Vou escrever sobre os Leopardos-das-Neves ou Pantera-das-Neves, que são lindoos!


Leopardo-das-Neves (Uncia Uncia)

Área de distribuição: montanhas da Ásia Central de preferência a altitudes entre 3000m e 4500m.

Dimensões: Comprimento da cabeça à cauda: 1 - 1,3m; Altura nas espáduas: cerca de 60cm.

Peso: 35 - 65 kg

Alimentação: bovinos selvagens, veados, cabras, javalis, mas também pequenos mamíferos e aves.

Tempo de gestação: 95-105 dias

Nº de crias: 2-3, raramente 4.

Longevidade: cerca de 15 anos.

CURIOSIDADES:

- O leopardo-das-neves tem caracteristicas de felideos pequenos:
* Ronrona e uiva;
* Não come deitado, mas sim, agachado como os felinos mais pequenos.



- A cauda do leopardo-das-neves que pode ter até 1m de comprimento, serve para manter o equílibrio e controlo nos saltos, mas também para libertar o calor.


- Como as regiões montanhosas adjacentes ao deserto de Gobi pertencem à área de distribuição do leopardo-das-neves, estes animais têm de aguentar temperaturas entre os 40ºC no Verão e os -40ºC no Inverno.












quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rapariga filmada a atirar cãezinhos vivos para um rio

Um vídeo colocado no Youtube, esta terça-feira, mostrando uma jovem a atirar cachorros vivos para um rio, indignou a comunidade de defesa dos direitos dos animais e obrigou os responsáveis daquele site de partilha de ficheiros a eliminá-lo por desrespeito com as regras estabelecidas, noticia a AFP. Contudo, o filme pode ainda ser visionado no site LiveLeak.

O video, com apenas 44 segundos, mostra uma rapariga loura, com uma camisola vermelha vestida, a retirar os chachorros (não se percebe quantos) de um balde branco e a atirá-los ao rio.

De imediato, foi lançada uma espécie de caça à rapariga, com a criação de diversas páginas no Facebook e no Twitter a apelar à identificação da mesma. As poucas palavras que se ouvem levam muitos dos utilizadores deste site a acreditarem que o video foi gravado na Croácia ou na Bósnia.
Fonte: JN

O que esta pessoa fez (se for pessoa qe lhe queiram chamar), foi uma estupidez autentica! Foi um atentado aos Direitos dos Animais, para além que é preciso muita crueldade para fazer o que ela fez a cães ou a outro animal qualquer... Se quiserem ver o video vão a este site:
http://www.liveleak.com/view?i=bb4_1283184704
Seja lá quem for que fez isto, devia de ser apanhado e quem sabe preso ou assim...

Tartaruga Marinha


Olá!!! Vou falar sobre a Tartaruga Marinha , um animal muito bonito.

Tartaruga Marinha (Dermochelys coriácea)

Distribuição geográfica: Por todo o mundo em águas mornas e temperadas.

Habitat natural: Águas mornas e temperadas ao longo do mundo.

Hábitos alimentares: A tartaruga marinha alimenta-se de moluscos, algas, crustáceos e carne.
Tamanho:
-Comprimento: pode atingir os 2 metros.
Peso: Pode chegar até 500 kg.

Período de gestação: 3 meses, período após o qual os ovos eclodem.
Número de crias: De 1 a 2 centenas de ovos por vez.

Tempo médio de vida: Cerca de 180 anos.

Estado de conservação da espécie: A poluição, as redes de pesca em que ficam presas e a procura dos seus ovos pela cozinha asiática têm reduzido significativamente esta espécie.


SABIAS QUE...
- Ao beber água do mar, a tartaruga marinha absorve muito sal. Para não morrer com o excesso dessa substância, ela costuma eliminar o sal através de suas lágrimas.

- A maior tartaruga-de-couro que foi registrada era um macho encalhado na Costa Ocidental de Gales em 1988. Ele pesou 916 kg.

Obg por ler!

Gorila da Montanha


Olá!!! Este é o 1º artigo do mês de Setembro por isso apetece-me falar de um animal muito bonito e que gosto muito: o Gorila da Montanha.


Gorila da Montanha (Gorilla gorilla beringei)


Distribuição geográfica: Este do Zaire, Ruanda, Uganda, a altitudes entre os 1600 m e os 4000 m.

Habitat natural: Florestas tropicais secundárias.



Hábitos alimentares: Os gorilas são animais predominantemente herbívoros, alimentando-se de folhas e rebentos.

Tamanho:
-Macho: média de altura de 1,70 metros;
-Fêmea: média de altura de 1,50 metros.

Peso:
-Macho: 160 kg (em liberdade);
-Fêmea: 90 kg (em liberdade).

Período de gestação: 250-270 dias

Número de crias: 1, raramente gémeos

Tempo médio de vida: 35 anos

Estado de conservação da espécie: Esta espécie encontra-se em perigo de extinção, devido à caça e à destruição do seu habitat natural.




Obg por ler!!!